Oi Gente,

Que tal preparar uma sobremesa mais elaborada e impressionar as visitas?

Já fizeram Terrine?

A Terrine é um prato tipicamente francês preparada originalmente para os banquetes imperiais, feita com fígado de aves e vinho Sauternes (um vinho doce produzido em Bordeaux). O nome vem da forma retangular em que o prato originalmente é preparado, que se chama terrine. Com a Revolução Francesa a receita de difundiu por todos os cantos do mundo e hoje é preparada com inúmeras variações.

Confira esta explosão de sabor e refrescância:

Terrine Gelada de Praliné e Palitos

 

Ingredientes:
Para o creme
1 xícara (chá) de leite condensado
1 xícara (chá) de leite integral
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
7 gemas

Para o chantilly
1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar refinado

Para o Praliné
1 xícara (chá) de açúcar refinado
150 g de nozes picadas grosseiramente
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco

Para a montagem e decoração
1 embalagem de Palitos Adria (70 g), picados grosseiramente
1 embalagem de Palitos Adria (70 g) inteiros

Modo de Preparo:

– Prepare o creme: em uma panela misture o leite condesado com o leite, o creme de leite e as gemas. Leve ao fogo baixo e, cozinhe, mexendo sempre até engrossar e obter ponto de mingau. Deixe esfriar.
– Prepare o chantilly: na batedeira, bata em velocidade alta o creme de leite com o açúcar até obter ponto de chantilly (picos firmes).
– Coloque o creme já frio em uma tigela e misture delicadamente o chantilly. Reserve em geladeira.
– Prepare o Praliné: em uma frigideira derreta o açúcar em fogo baixo para obter um caramelo claro. Junte as nozes e, em seguida, acrescente aos poucos o creme de leite. – Deixe em fogo baixo até que a mistura esteja homogênea, desligue o fogo e reserve em temperatura ambiente.
– Montagem: forre com filme plástico uma forma para bolo inglês (12 cm x 27 cm x 7 cm de altura). Despeje metade do creme e leve ao freezer ou congelador até firmar. Retire do freezer, espalhe os palitos picados sobre o creme e retorne ao freezer por 15 minutos. Retire novamente do freezer, faça uma camada com o Praliné e volte ao feezer por mais 15 minutos. Então, cubra com o restante do creme e deixe gelar por no mínimo 12 horas.

– Antes de servir, desenforme, retire o filme plástico e decore a superfície com os palitos inteiros, fazendo a “marcação” das fatias.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos

Deu água na boca?

BiBiBeijos

One thought on “Terrine Gelada de Praliné e Palitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.