Oieeee

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Falar de retirada de chupeta é complicado, cada criança reage de um jeito, tem seus hábitos, rotinas….então aqui não tenho fórmula pronta de como tirei, apenas vou relatar como foi com a Bibi.

Pensei que ir sem mais difícil (a Diferentona kkkkk), mas buscando nas minhas lembranças, recordo que ela não ficava o dia inteiro com ela, mas “quase o dia inteiro”, quando chorava por qualquer coisa, quando fazia birras, quando colocava a mão na boca, quando ia passear no shopping e quando parecia estar irritada com dentes, mas o principal era para dormir.

Ela demorou pegar a chupeta, por volta dos 2 meses, e foi nessa época inclusive que ela começou a tomar leite artificial, porque eu não consegui ir adiante com a Amamentação exclusiva, no post Amamentação – Não foi como eu esperava eu explico com detalhes.

Coincidentemente com 2 meses ela começou a dormir a noite inteira, não sei se tem a ver com a chupeta ou com o leite artificial que enchia a barriguinha dela. Mas a chupeta eu tirava da boca  logo depois que ela dormia.

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Bom…voltando no assunto da retirada, a Bibi usava aquelas chupetas da marca Avent, que por sinal eu achava ótima, e tinha uma capinha para proteger, ela tinha várias, e toda vez que perdia eu comprava outra na loja Alo Bebê.

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Quando ela tinha 1 ano e 6 meses, estava com uma só chupeta em casa, não lembro se ela entendia, mas eu disse que se ela perdesse aquela última chupeta, a Mãe não iria comprar outra.

Foi tiro e queda!

Ela perdeu aquele dia a chupeta e eu segui firme no meu pensamento.

Resisti a tentação de comprar novamente, como fazia sempre que ela perdia, e criei coragem para “sofrer” junto com ela, isso mesmo, na verdade acho que sofri mais que ela.

Depois de 2 anos o que posso concluir?

Tem os 2 lados, o difícil e o bom:

Começando pelo mais difícil o que eu consegui perceber:

– A primeira coisa que mais pegou foi que eu precisei fazer ela dormir no meu colo (antes eu colocava ela acordada no berço e ela sozinha pegava no sono com a chupeta).
– As Birras se destacaram e ela se irritava com facilidade, mas conversando com a amiga odontopediatra Dra Thelma Parada ela me explicou que essas birras já existiam, só que eram “camufladas” com a chupeta.
– Tudo ela colocava na boca, e a mão então…nem se fala….

Na verdade até hoje ela tem um péssimo hábito de colocar a mão na boca.

Por coincidência naquela época  nascia dentes, então os momentos de agonia eu não sabia se eram os dentes ou a falta da chupeta.

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Agora o lado bom me supreendeu:

– Ela começou a falar bem mais, e tentava me repetir.
– A apetite pela comida aumentou (naquela época ela já era boa de garfo viu…)
– Quando ela chorava eu não cheguei a perceber que era por falta da chupeta, geralmente eram por outros motivos.
– Ela teve contatos logo depois com várias crianças que usavam chupeta, e algumas vezes ela pegava, olhava e coloca na boca da criança, mas não chegava a colocar na boca dela.
– Não gastei mais dinheiro com chupetas, ah….e ela começou a sorrir mais!

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Enfim…na retirada da chupeta o que foi mais marcante foi a dificuldade para ela dormir a noite, mas ela não chegava a chorar, eu colocava ela no meu colo e cantava baixinho até pegar no sono.

O lado bom me convenceu a não cair em tentação (achei a chupeta atrás da máquina de lavar) claro que existe momentos que tinha vontade de dar novamente porque ficava com dó, mas ao mesmo tempo pensava que mais para frente seria mais difícil.

Outra coisa…junto da chupeta eu usava uma fralda para ela dormir…a fralda continuou mais um tempinho, mas depois de alguns meses não precisou mais…

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

O motivo mais importante que me fez não dar a chupeta novamente foi porque eu ficava com medo de prejudicar os dentes futuramente, meu marido e o pediatra me falavam isso quando ela era recém-nascida (acho que na verdade fiquei com a consciência pesada) mas não posso deixar de falar o quanto a chupeta me ajudou em vários momentos até 1 ano e 6 meses!

Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

Bom, é isso gente…fácil não é…mas passa como outras fases marcantes do desenvolvimento dos nossos filhos!

Ah…outra coisa….ela ficou mais manhosa e eu mais carinhosa…

Semana que vem quero falar do desfralde, que foi um pouco mais difícil que a chupeta…

Fiquem na Paz!

BiBiBeijos

 

 

 

5 thoughts on “Sem Chupeta com 1 ano 6 meses

  1. Oi..,a minha Késia tem 2 anos e meio, e ainda não tirei a chupeta, mas já reduzi o uso em 70%, estamos passando pela fase do desfralde que está sendo maravilhoso.
    Assim que ela tiver totalmente “desfraldada” vou tirar a chupeta, e que Deus me ajude.

    Bjinhos Fla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.