Oi Gente, já participaram de uma Pisa da Uva?

Pisa da Uva

 

Ontem participamos dessa experiência incrível que faço questão de compartilhar aqui com vocês.
Levamos a Bibi para participar da Colheita e Pisa da Uva na Quinta do Olivardo, que foi, pela primeira vez, exclusivo para crianças.

Antes de falar como funciona esse evento, vou contar as minhas impressões.
Eu ainda não conhecia o lugar, mas temos um amigo que já tinha comentado do delicioso bacalhau que é servido no restaurante. Imaginava então que era só um restaurante português em São Roque.

Beleza…

Quando cheguei no lugar, pelo nome do evento, pensei que haveria apenas um restaurante, adega e parreiras para a tal colheita e pisa da uva, me surpreendi! Lá não é apenas um lugar para comer, é um lugar para você passar o dia inteiro se divertindo, inclusive com as crianças, já quem tem um enorme espaço verde com Arvorismo, escalada, tirolesa, cama elástica, pedalinho, parquinho, passeio a cavalo e mini fazendinha.

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Além desse espaço para as crianças que já me encantou, tem várias lojinhas na parte de cima vendendo bebidas, comidas e doces típicos portugueses, como bolinho e pastel de bacalhau, espetada madeirense, pastel de Belém, rabanada, bolo de caco e de mel, vinho, chopp de vinho e outras coisinhas gostosas que agora não lembro.

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Tem também lojinhas com souvenires, armazém para comprar queijos, vinhos, linguiças, doces, petiscos e até porcelanas.

Pisa da Uva

Outra coisa que achei incrível é o ESPAÇO PET, um espaço para comer e que pode deixar o animal junto, me conquistou. Falar em Pet, já conhecem o meu? Toad (tody) olhem no post anterior o meu filho de quatro patas!

Pisa da Uva

Bom, para uma típica portuguesa da Ilha da Madeira, me senti em casa, não só pelas comidinhas, mas pelo lindo Folclore Musical que entrou de surpresa e animou todo o evento.

Pisa da Uva

Pisa da Uva

COMO FUNCIONA O EVENTO

O período de colheita da uva das videiras de São Roque/SP se aproximou e a tradicional festa da Pisa da Uva do Lagar da Quinta do Olivardo já tem data marcada: 13, 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro de 2018. A casa trouxe nesta ocasião, pela primeira vez, a Pisa da Uva dos Miúdos, exclusivamente para crianças, ontem 06 de janeiro.
Tradicionalmente, janeiro é o mês que as uvas terminam seu processo de amadurecimento e estão prontas para serem colhidas. A Pisa da Uva do Lagar celebra a colheita e o início da produção de vinho. A Pisa da Uva é um dos processos mais antigos dessa produção, já que quando os frutos são amassados com os pés, os caroços não quebram, garantindo sabor à bebida.

Como diz Olivardo Saqui, proprietário da casa: “O segredo dos melhores vinhos está nos calcanhares humanos que trazem corpo, sabor e longevidade à bebida”, relata. A Quinta do Olivardo cultiva hoje mais de oito mil pés de uvas que ladeiam o restaurante. A produção anual da casa é de, aproximadamente, 25 mil litros por ano.
A comemoração em São Roque, a apenas 60 km de São Paulo, reúne pessoas de várias partes do país que visitam a casa para participar da colheita dos frutos e da pisa. As principais variedades cultivadas nas terras são roquenses são a Lorena e as Niágaras branca, rosada e violeta.

EXPERIÊNCIA ÚNICA

Logo na entrada, recebemos um chapéu de palha, uma cesta de vime e uma tesoura e, assim como os antigos colonos, são convidados a percorrer os caminhos entre as videiras para colher e, é claro, provar os frutos.
Ao final da colheita, partimos para a atividade mais esperada do dia: a pisa. Os cestos recheados de frutos são despejados em um espaço conhecido como lagar e o público, em fila, é convidado para iniciar a pisa. Para deixar a experiência ainda mais envolvente, um rancho folclórico português anima a tarde, relembrando os principais clássicos que agitavam a pisa no século passado. É um festival de sensações e aromas que fica marcado na memória dos participantes.

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Após a pisa, o público foi convidado para degustar um almoço especial, escolhemos o Bacalhau à Moda da Casa, e para a Bibi ela escolheu massa com frango, tudo servido com muito suco de uva e eu provei o delicioso chopp de vinho.

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

A famosa Espetada Madeirense não provamos (vou deixar para a próxima vez), que é preparada à base de suculentos pedaços fartos de contrafilé, temperados com alho, sal e especiarias, que é levado para assar em brasa. O diferencial da carne está no espeto, formado por um cabo de louro, que, ao aquecer, confere aroma e sabor a carne.

Já o Bacalhau à Moda da Casa é grelhado na chapa e leva além da posta do peixe, batata frita, brócolis, couve, ovo cozido, pimentão e azeitonas.

E a sobremesa que não pode faltar: Pastel de Belém (que comemos de manhã antes do almoço), que é cremoso por dentro e crocante por fora, quentinho e com aroma inigualável.

Pisa dos Miúdos

Pela primeira vez, as crianças de até 12 anos tiveram uma experiência única e exclusiva, desde a colheita até a pisa. O dia incluiu um circuito de aventuras, onde os miúdos (como são chamadas as crianças em Portugal) praticaram arvorismo, escalada e a descida em uma tirolesa que cruza o lago do restaurante.
Teve também oficina de Pastel de Belém com Nutella e, de sobremesa, picolé. Todas as atividades foram acompanhadas por monitores da equipe do Tio China e cada uma ganhou uma garrafa do suco que ajudou a produzir. A entrega do suco será exclusivamente na festa de São Martinho Kids, realizada no dia 20 de outubro de 2018, mês em homenagem às crianças.

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Pisa da Uva

Abaixo foto com o Sr. Olivardo Saqui, uma pessoa simples, acessível e simpático.

Obrigada e Parabéns por toda a estrutura e proporcionar momentos felizes para as crianças.

Pisa da Uva

COMO CHEGAR

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo estão localizadas no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). As reservas de mesas têm validade até às 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br

Bom, é isso, eu indico e já quero levar mais alguém da minha família para curtir esse dia tão gostoso.
Só para lembrar que a Pisa com as crianças só foi ontem dia 06, os próximos dias em janeiro e mais um dia em fevereiro são para os adultos, mas acredito que as crianças podem até participar, qualquer coisa ligue antes para tirar as dúvidas e reservar as mesas caso queira almoçar.

INFORMAÇÕES:

Pisa da Uva na Quinta do Olivardo
Dias: 13, 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro
Horário: das 10h30 às 16h30
Endereço: km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
Valor: R$ 220,00, incluindo o almoço
Crianças até 8 anos não pagam. Até 12 anos, pagam meia.

OUTRA COISA: O VALOR ACIMA É PARA PARTICIPAR DO EVENTO, FORA ISSO O LUGAR FUNCIONA NORMALMENTE, SE VOCÊ NÃO QUISER ALMOÇAR, PODE COMPRAR AS COMIDINHAS E DOCES QUE VENDEM NAS LOJINHAS, E NA PARTE DE RECREAÇÃO DAS CRIANÇAS, CADA ATIVIDADE TEM SEU VALOR UNITÁRIO OU VOCÊ PAGA UM PACOTE DE 45,00 E PARTICIPA DE TODAS .

DICA SUPER IMPORTANTE:
LEVE AGUA, PROTETOR SOLAR, REPELENTE DE PRECAUÇÃO, BONÉ E MUITA DISPOSIÇÃO!

BiBiBeijos

5 thoughts on “Pisa da Uva

  1. Que lugar incrível, nunca tinha ouvido falar e me apaixonei! Uma experiência única, pois além da diversão ainda tem a cultura e novas experiências para toa a família. Incrível, já anotei a Dica! Beijos Regina

  2. Oi Marcia
    Por aqui somos apreciadores de vinhos e sou doida para participar de um evento destes!
    Adorei as dicas! Não conhecia este espaço e fiquei babando com os pratos que você contou
    Adorei as fotos e a Bibi esta linda e pelo jeito aproveitou bastante
    Dicas anotadas
    Bjks mil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.